O clero na Idade Média era muito importante e influente na sociedade. Alguns até tinham grande poder político. Os clérigos na Idade Média estavam isentos de pagar impostos porque estavam prestando serviços a seus paroquianos e também proporcionavam satisfação e cuidado espiritual. Eles eram os mediadores entre Deus e os homens.
Na Idade Média, o Papa era poderoso e influente. Ele era a pessoa que o povo na Idade Média olhava com promessas de redenção do pecado e com a ausência do imperador o Papa como o mais importante membro do clero tornou-se a figura pública mais respeitada tanto para a Igreja e o Império Romano. Devido a isso, a Igreja Católica se tornou a instituição mais unificadora e universal. O fervor religioso pelos papas na época medieval era uma verdadeira cultura da Idade Média.
O papel do Papa como clérigo na Idade Média como governador deveria ser o líder espiritual e administrador das igrejas. Uma vez que o papa foi escolhido serviria como um papa até o dia em que morre. O papa medieval também era legislador. Ele faria leis que só ele poderia anular e dispensar, a menos que sua decisão fosse apelada e aprovada com êxito. O papa na Idade Média tinha o poder de nomear os homens do clero. Os papas medievais governariam sobre disputas e teriam o poder de anular casamentos.
Os bispos foram nomeados pelo Papa, mas antes que o papado fosse estabelecido, os líderes seculares eram os que designariam o bispo e também o arcebispo. O bispo desempenharia funções como qualquer outro padre do clero. Eles iriam realizar cerimônias de casamento, deram os últimos direitos, resolveram disputas em seus distritos, ouviram confissões e deram a absolvição.
Clero da Idade Média, neste caso, os bispos eram ricos. Eles viviam e se vestiam generosamente como os senhores. O clero (bispos) na Idade Média envolveram-se na política e tribunais para ajudar a julgamentos deliberados.
Os monges eram uma parte importante do clero na Idade Média. Os monges tinham dedicado a vida ao trabalho em mosteiros na Idade Média. Os monges colocavam roupas marrom com capuzes. Eles eram bem-educados como parte de seu trabalho no mosteiro era ler a Bíblia e copiá-la pois não havia impressoras. Os monges também dedicaram seu tempo para aprender, ler e escrever latim. Algumas das enciclopédias mais antigas da história foram escritas pelos monges. Escreveriam e então copiaram as enciclopédias e as Bíblias manualmente.
Por outro lado, este dedicado clero homens da Idade Média também dedicou sua vida diária a adorar a Deus. Não só passaram o tempo na igreja, mas também se imergiram em sessões privadas de oração e leitura profunda da Bíblia e meditação. O monge na Idade Média também fazia muitas outras tarefas como costura, ensino, preparação de remédios.
Apesar de sua agenda ocupada, os monges tinham um horário que os ajudava em suas rotinas diárias. Quando alguém queria ser um monge havia três votos que ele tinha que tomar. O primeiro era o voto de pobreza, o que significava desistir de todos os seus bens. O segundo era o voto de permanecer solteiro e o terceiro voto era o voto de obediência.
O clero na Idade Média também incluia freiras. As freiras eram mulheres que haviam prestado juramento de pobreza, castidade e obediência como os monges. As freiras podiam ser reconhecidas pelo que usavam. Esta foi a roupa que eles colocaram em suas cabeças. O papel mais importante das freiras era louvar a Deus. Cada freira tinha um papel diferente na comunidade, davam esmolas aos pobres e tratavam os doentes. As outras freiras foram responsáveis por cuidar de órfãos em orfanatos e educar as crianças tanto os meninos quanto as meninas na comunidade. A enfermeira era a freira encarregada da enfermaria.
O Clero era uma classe muito rica que estava fazendo a maior parte de sua influência, usando os pecados e ignorância dos homens comuns, a fim de ganhar dinheiro.
Fonte: http://www.thefinertimes.com/Middle-Ages/clergy-in-the-middle-ages.html